postado em 08/02/2012 07:30
Alvo da principal disputa nos leilões de concessão dos três maiores aeroportos do país, realizados na segunda-feira, o de Brasília vai ganhar cara nova já em 2014. A expectativa é de que o consórcio vencedor ; formado pela construtora catarinense Engevix (90%) e pela operadora argentina Corporación América (10%) ; contrate cerca de 5 mil trabalhadores diretos e indiretos para tocar, em apenas 18 meses, uma série de obras de reforma e ampliação da infraestrutura até a Copa do Mundo de 2014.Neste período inicial da concessão de 25 anos, serão investidos R$ 626,5 milhões, com destaque para a construção de um novo terminal de embarque com capacidade de 2 milhões de passageiros, reforço que elimina a atual saturação do Aeroporto Juscelino Kubitschek. Inaugurado antes mesmo da capital federal, em 1957, suas dependências recebem hoje 14 milhões de passageiros por ano e vêm ganhando destaque como centro de conexão de voos internacionais e entre todas as regiões do país.
Para encarar esse desafio, a Secretaria de Aviação Civil (SAC) informa que ofereceu aos vencedores dos leilões de Brasília, Guarulhos (SP) e Campinas (SP) estudos de engenharia preliminares, com recomendações explícitas para cada aeroporto. Os projetos estão ancorados em previsões de demanda e divididos em cinco etapas de execução, cada uma com listas de ampliações e acréscimos esperados. Os administradores privados podem sugerir modificações, desde que atendam metas de segurança e qualidade dos serviços. Apesar da falta de detalhes, especialistas consideram a concessão satisfatória.
A estimativa do número de operários em Brasília, na casa de cinco mil, leva em conta o total envolvido na construção do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, que empregará no seu auge 20 mil para construir um terminal com capacidade de 5 milhões de passageiros a partir de 2020. Entre as ressalvas feitas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para aprovar o edital dos leilões dos aeroportos, está o risco dos materiais empregados nas obras.
Confira reportagem completa na edição desta quarta-feira (8/2) do Correio Braziliense