Economia

Plano de austeridade traz alívio, mas Grécia continua desacreditada

postado em 14/02/2012 08:00
Embora os mercados tenham recebido com algum alívio a aprovação do novo pacote de austeridade grego, o comportamento das bolsas de valores deu nessa segunda-feira (13/02) uma dimensão clara da incredulidade dos agentes econômicos na capacidade do governo da Grécia em levar a cabo as medidas.

Os pregões em todo o mundo fecharam o dia com altas moderadas (veja o quadro) e em compasso de espera. O desânimo refletiu a dificuldade que os líderes políticos terão em implementar um arrocho fiscal ainda maior ; o quinto desde 2009 ;, com cortes adicionais de 325 milhões de euros no orçamento. Mais do que isso, demonstrou o consenso de economistas e credores de que a crise da dívida na Zona do Euro tem ainda um longo percurso antes de ser debelada.

O índice que reúne as principais ações europeias avançou 0,71%, puxado pelos mercados de Atenas e de Lisboa. Entretanto, a leitura dos analistas foi de que a decisão dos legisladores apenas adiou a moratória. ;O acordo não resolve o problema, mas foi um passo importante porque manteve a Grécia na mesa de negociações. Os debates que definirão o calote organizado estão apenas começando;, comentou Ricardo Corrêa, analista da Ativa Corretora. O índice Dow Jones, de Nova York, acompanhou o fraco desempenho do resto do mundo, com alta de 0,57%. Já a bolsa de São Paulo subiu 2,65%.

A matéria completa você lê na edição impressa desta terça-feira (14/2) do Correio Braziliense

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação