postado em 17/02/2012 08:45
Às vésperas do carnaval e a pouco mais de dois meses do começo da gestão privada dos maiores aeroportos do país, o brasileiro ainda cruza os dedos para não sofrer com transtornos no transporte aéreo nos quatro dias de folia. Diante da expectativa da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) de um movimento 13,2% maior em relação ao feriado de 2011, as autoridades do setor começaram a aplicar, ontem, uma série de medidas para reforçar a fiscalização e esclarecer os passageiros sobre os seus direitos. Pelo menos 3 milhões de turistas passarão pelos 66 terminais administrados pela estatal na semana da festa.O esquema especial repete ações adotadas nas comemorações de fim de ano e que resultaram em 205 autuações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nos seis principais aeroportos do país. A Operação Carnaval esbarra, contudo, na combinação do crescimento da procura por voos com as graves restrições de infraestrutura e a pouca eficácia das penalidades impostas às companhias aéreas. Para piorar, o consumidor costuma fazer confusão na hora de reclamar, sem saber a quem recorrer.
Campanhas
Desde o ano passado, Infraero e Anac realizam campanhas de esclarecimento com o intuito de redirecionar a maioria das queixas que recebem para as concessionárias de transporte aéreo. A ideia é que as principais reclamações dos usuários sejam cobradas diretamente nos guichês exclusivos de atendimento das empresas. Caso os problemas persistam, aí sim, a recomendação é apelar ao órgão regulador, ao operador do aeroporto ou até mesmo à Justiça.
Leia a matéria completa na edição desta sexta-feira (17/2) do Correio Braziliense