Economia

Fábrica alemã Audi começa a importar da Espanha o crossover Q3

Duas versões, com quase R$ 50 mil de diferença entre elas, disputarão mercado em pelo menos dois segmentos. Uma desenvolve 170cv; a outra, 211cv

postado em 01/03/2012 08:05
Duas versões, com quase R$ 50 mil de diferença entre elas, disputarão mercado em pelo menos dois segmentos. Uma desenvolve 170cv; a outra, 211cv

Você compra um carro levando em conta o segmento ou a categoria em que ele está incluído? Dificilmente, não? O que vale é a potência do motor, a qualidade do acabamento, seu status social, o custo-benefício, a marca; Pois bem: o Q3, da Audi, irmão caçula dos utilitários-esportivos Q5 e Q7, foi montado para brigar em pelo menos duas frentes de vendas, embora até o motor (2.0 turbo) e o sistema de transmissão (sete marchas) sejam o mesmo em ambos os modelos.

Mas provavelmente o preço definirá sua escolha. A versão Attraction custa cerca de R$ 150 mil, desenvolve 170 cavalos e tem torque de 28,5kgfm a 1.700rpm. Chega aos 100km/h em apenas 7,8 segundos, no limite de 212km/h. A Ambition, por sua vez, faz 211cv e tem torque de 30,5kgfm. Assim, supera os 230km/h, fazendo de 0 a 100km/h em em apenas 6,9 segundos. Porém, custa R$ 195 mil. Qual vale mais a pena?

O simpático crossover Q3 tem concorrentes à frente, atrás, dos lados. Vejamos: o mais badalado do momento é o Evoque. Esse modelo da Land Rover é, de fato, um carrão, em relação tanto ao design quanto à gama de equipamentos eletrônicos e de segurança. Mas a versão topo de linha custa R$ 230 mil. O Q3 terá atributos para encará-lo? Ou seria melhor se concentrar no BMW X1, que vai de R$ 125 mil a R$ 191 mil? Ou no VW Tiguan, com o qual compartilha a arquitetura?

Leia matéria completa na edição desta quinta-feira (1;/3) do Correio Braziliense.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação