Economia

Novo IOF não contém queda do dólar e BC intervém no mercado à vista

postado em 01/03/2012 13:07
Diante da queda do dólar mesmo após a nova medida do governo para conter o derretimento da moeda, o Banco Central voltou a entrar no mercado de câmbio para segurar a divisa. O leilão de câmbio no mercado à vista teve início às 12h28 e terminou às12h33. O governo publicou nesta quinta-feira, no Diário Oficial, decreto que eleva o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para empréstimos no exterior.

Preocupado com excesso de dólares que chega ao Brasil por meio de captações de empresas brasileiras lá fora, onde o juros dos financiamentos são extremamente reduzidos, o Ministério da Fazenda criou essa nova trava. Antes, o governo já tributava as operações do tipo com prazo de 720 dias, ou seja, para não pagar imposto, o dinheiro tinha de ficar no país por pelo menos dois anos. Com as novas regras divulgadas hoje, o capital tem de permanacer em solo brasileiro por pelo menos três anos. A taxa de corte obtida no leilão foi de R$ 1,712.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação