Economia

Perda de dinamismo preocupa, mas mercado de trabalho tem bom desempenho

postado em 01/03/2012 13:45
Rio de Janeiro ; O mercado de trabalho em 2011 teve um desempenho bom, atingindo no mês de dezembro o menor índice de desemprego desde o início da série histórica da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): 4,7%. Apesar disso, a queda do emprego industrial no segundo semestre do ano passado é um fator preocupante para o mercado de trabalho em 2012.

A análise está no Boletim de Mercado de Trabalho do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado hoje (1;/3) no Rio de Janeiro. ;A maioria dos indicadores aponta bons resultados em 2011, como a informalidade e o desemprego caindo e a renda subindo. Mas tem alguns indicadores cuja evolução causam uma certa preocupação, principalmente no final de 2011, como a estagnação do crescimento da população ocupada nos últimos trimestres e a perda do dinamismo no emprego industrial;, disse o pesquisador do Ipea Carlos Henrique Corseuil.

Segundo ele, esses fatos levam a ;uma posição cautelosa; em relação ao prognóstico para os próximos meses, em virtude do cenário europeu. ;A gente não sabe como isso vai rebater aqui no mercado de trabalho brasileiro. Por enquanto, pelos números de janeiro não é nada que nos preocupe muito. Mas, acho que a gente tem que esperar um pouco mais para realmente ter certeza de que a gente vai passar ileso;.

De acordo com o pesquisador, o desempenho do mercado de trabalho na indústria é reflexo da desaceleração da produção industrial. ;Os indicadores de atividade industrial refletem uma perda de dinamismo até com maior intensidade do que o que a gente percebe no mercado de trabalho;, destacou Corseuil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação