Economia

Para FMI, BCE deveria baixar ainda mais taxa de juros de referência

Agência France-Presse
postado em 01/03/2012 16:45
Washington - O Banco Central Europeu (BCE) deveria baixar ainda mais sua taxa de juros referencial para impulsionar o crescimento econômico na deteriorada zona do euro, informou o Fundo Monetário Internacional (FMI) em um documento divulgado nesta quinta-feira (1;/3).

Enquanto os governos estão cortando gastos para reduzir seus déficits, o impacto que isto poderia ter na desaceleração do crescimento poderia ser compensado por taxas mais baixas e outras possíveis medidas do BCE, disse o FMI.

"A política monetária do BCE deveria ser altamente flexível, coerente com seu objetivo de garantir uma estabilidade de preços. Isto poderia ser obtido reduzindo a taxa de juros referencial, para o qual há margem de manobra, e se for necessário, poderiam ser aplicadas novas medidas extraordinárias", destacou.

Após ter elevado a taxa de juros referencial no começo deste ano para impedir uma temida alta da inflação, o BCE cortou sua taxa de juros em 1,25% contra 1,50%, e voltou a reduzi-la a 1,0% em dezembro.

No entanto, continua muito acima da taxa base do Federal Reserve (Fed, banco central americano), que vai de 0% a 0,25% e que em mais de três anos de crescimento lento não provocou inflação.

Os comentários do FMI foram publicados em um texto sobre projeções para a economia global, preparado para a reunião dos ministros das Finanças do G20, no fim de semana passado no México, na qual as discussões giraram em torno da crise da zona do euro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação