Economia

Dólar fecha o dia em queda apesar de medidas para conter desvalorização

postado em 01/03/2012 20:56

Nem as medidas anunciadas nesta quinta-feira (1;) pelo governo conseguiram conter a queda do dólar. A moeda norte-americana fechou o dia cotada em R$ 1,7120 para venda, uma baixa de 0,47%.

Nesta semana, o a moeda acumula uma leve valorização de 0,33%, apesar de vários dias fechados em queda, na quarta-feira, o dólar teve alta de quase 1%. No total, em 2012, já foi registrada uma baixa de 8,38%.

O ministro Guido Mantega explicou as alterações que serão implantadas para tentar conter a valorização do real. Em decreto publicado hoje, aumenta de dois para três anos o prazo da cobrança de 6% do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nas liquidações de operações de câmbio contratadas a partir de 1; de março de 2012.

Mas essa medida não é suficiente para conter a valorização do real. ;É uma ação na direção certa, mas é pouca coisa;, advertiu o economista Roberto Troster, que defende que o país deve investir no aumento da produtividade interna.

Com agências

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação