Economia

Gasto das famílias brasileiras sobe 4,1% e soma R$ 2,5 trilhões

postado em 07/03/2012 08:00
Mais uma vez, a disposição dos brasileiros de ir às comprar foi o pilar determinante para a sustentação do crescimento da economia do país. Em 2011, o consumo dos lares somou R$ 2,5 trilhões, um salto de 4,1% em relação ao ano anterior, graças ao forte aumento da massa real de salários (4,8%) e do incremento de 18% na oferta de crédito. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), embora tenham desacelerado entre outubro e dezembro, os desembolsos cresceram pelo oitavo ano seguido.

Na opinião do coordenador das contas trimestrais do IBGE, Roberto Luís Olinto Ramos, o resultado só não foi melhor em função das restrições aos financiamentos impostos pelo Banco Central no fim de 2010 e do aumento dos juros. ;Tivemos vários fatores que dificultaram a manutenção das taxas de crescimento no segundo semestre, como os juros altos e o aperto no crédito;, disse. Mesmo assim, não se pode negar a disposição das famílias de irem às compras em um país onde a renda real cresce sistematicamente e se caminha para o quase pleno emprego. ;No último trimestre de 2011, o consumo das famílias avançou 1,1%, quase quatro vezes mais do que o salto do PIB, de 0,3%;, frisou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação