Economia

Pequenos investidores da dívida grega são contra operação de troca

Agência France-Presse
postado em 08/03/2012 17:17
Atenas - Os pequenos investidores da dívida grega têm resistido a participar da operação de troca para evitar a quebra do país, depois de a crise já ter comprometido parte de sua renda.

"Desejamos o êxito do PSI - a gigantesca operação internacional destinada a perdoar mais de 100 bilhões de euros da dívida em mãos privadas (bancos, fundos, seguradoras), mas não é justo que tenhamos que pagar duas vezes pela troca, como contribuintes e como investidores", disse o economista Iannis Marinopoulos, um dos 11.000 pequenos investidores afetados.

Enquanto se espera com ansiedade a decisão dos grandes tomadores de dívida grega, Marinopoulos acaba de fundar, junto de outros 400 investidores, uma associação de tomadores de títulos da dívida grega. O objetivo é pedir indenizações coerentes com os preços de compra dos títulos da dívida, que serão incluídos na operação sem que possam fazer nada, dizem os investidores.

Apesar de criticar a posição desses investidores, o ministro de Finanças, Evangelos Venizelos, se comprometeu a realizar as indenizações depois que a operação fosse concluída, "mas elas teriam que ser feitas antes das eleições", disse Marinopoulos à AFP.

A quantia em questão é relativamente pequena se comparada ao montante negociado pelo país e totalizam 2,3 bilhões de euros - menos de 1% do total da operação. "Contudo, essas perdas são extremamente significativas para as famílias", afirma.

Os credores privados (bancos, fundos e seguradoras) têm até esta quinta-feira às 20H00 GMT (17H00 de Brasília) para dizer se aprovam o perdão de mais da metade da dívida grega que possuem, em uma operação crucial para evitar a quebra do país.

De acordo com uma fonte governamental grega, a participação dos credores privados da Grécia na operação de perdão da dívida já supera os 75% desde quarta-feira, disse a fonte pouco depois das 16H00 GMT (13H00 de Brasília). A publicação da taxa de participação acontecerá na sexta-feira às 06H00 GMT (03H00 de Brasília), disse à AFP uma fonte ministerial grega.

A Grécia já advertiu que suspenderia a operação caso ela não contasse com uma participação mínima de 75% dos credores. Os bancos do mundo todo que possuem títulos da dívida grega têm até hoje para declarar se participam ou não voluntariamente da operação que pretende perdoar mais de 100 bilhões de euros da dívida do país.

O Instituto Internacional de Finanças (IIF), que representa os principais bancos do mundo, se declarou otimista nesta quinta-feira sobre o êxito do perdão voluntário da dívida da Grécia em mãos de credores privados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação