Economia

Na guerra do câmbio, Tesouro compra de dólares e lança título público

Rosana Hessel
postado em 09/03/2012 08:05
O governo tomou duas medidas para reforçar o arsenal contra o tsunami monetário que está injetando dólares sem parar no país, valorizando o real, encarecendo as exportações brasileiras e barateando os produtos importados, em prejuízo da indústria nacional. Uma é a compra antecipada de moeda norte-americana pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para pagar parte da dívida externa com vencimento até 2015. Do montante necessário, de US$ 15 bilhões, o órgão já arrematou US$ 7,4 bilhões para ajudar o Banco Central a segurar o derretimento da divida dos EUA ante o real. A outra, será o lançamento, nas próximas semanas, de títulos públicos em reais no mercado internacional.

Com essa oferta de papéis lá fora, o governo pretende manter no exterior parte da dinheirama que mira as taxas de juros atraentes pagas pelo Brasil, sem que haja a pressão sobre o câmbio, quando os dólares entram no país. O secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, acredita que haverá aceitação dos papéis. ;Vamos aproveitar o momento em que a oferta (de títulos dos países em geral) é grande e também colocar no mercado os nossos em moeda nacional;, afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação