Agência France-Presse
postado em 16/03/2012 17:36
Buenos Aires - O ministro argentino da Agricultura, Norberto Yauhar, anunciou nesta sexta-feira (16/3) o compromisso de solucionar rapidamente as travas das importações de alimentos do Brasil, entre elas as do setor de gado suíno, em coletiva de imprensa com seu colega brasileiro, Jorge Mendes Ribeiro."O objetivo é conseguir uma rápida solução. Estamos prevendo estabelecer uma média de matéria-prima que se importou do Brasil no último ano e abrir cotas para que não exista desequilíbrio nem de um lado nem do outro", disse Yauhar na sede ministerial em Buenos Aires. De sua parte, Ribeiro disse ter vindo "buscar soluções e agora já não existe problema". "Temos que criar condições para que isso não se repita", completou.
O problema surgido pelas restrições alfandegárias impostas pela Argentina tinha sido abordado esta semana pelo chanceler Héctor Timerman com seu colega brasileiro, Antonio Patriota, em uma reunião em São Paulo.
Outros países da região questionaram a política protecionista da presidente Cristina Kirchner.
"As exportações brasileiras para a Argentina caíram 10% em fevereiro (descontada uma venda extra de energia por 350 milhões de dólares), mas muitos produtos já tinham autorização antes, assim certamente vão cair mais", declarou esta semana à AFP o diretor da Associação Brasileira de Exportações (AEB), José Augusto de Castro.
A balança comercial entre os dois países manteve-se favorável ao Brasil em 2011, com um saldo de 5,803 bilhões de dólares, sobre uma troca global de 39,615 bilhões, um recorde histórico, segundo o Ministério da Indústria e Comércio brasileiro.