postado em 16/03/2012 19:58
A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, participa, na próxima segunda-feira (19/3), da 53; Reunião Anual da Assembleia de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Montevidéu, no Uruguai. Antes, porém, ela tem extensa agenda de reuniões bilaterais, já neste sábado (17/3), com ministros da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) e ministros do G20, grupo que reúne os países ricos e os principais emergentes.No domingo, Miriam Belchior fará uma apresentação sobre a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio %2b20), com o objetivo de reforçar o convite brasileiro para que todos os chefes de Estado estejam no Rio de Janeiro entre os dias 20 e 22 de junho para firmar, com o Brasil, um compromisso sólido pelo desenvolvimento sustentável do planeta.
De acordo com a assessoria de Miriam Belchior, o discurso que fará na segunda sessão plenária da assembleia do BID, chamará a atenção para as demandas por recursos da América Latina e do Caribe. Em especial, para ações de integração regional e seleção de projetos de caráter estruturante, que podem contribuir para programas como o de cooperação com o Haiti, por exemplo.
Por meio de empréstimos e operações de cooperação técnica não reembolsáveis, o BID é fonte de financiamento multilateral em 26 países da América Latina e do Caribe desde 1959, nos setores público e privado. O Brasil é o maior tomador de recursos do BID com uma carteira de 226 projetos em execução, preparação ou negociação, que somam US$ 13,3 bilhões, de acordo com o Ministério do Planejamento.