Economia

Banco da Grécia prevê queda de 4,5% do PIB em 2012, diz relatório

Agência France-Presse
postado em 19/03/2012 14:07
Atenas - De acordo com o Relatório Anual de Política Monetária divulgado nesta segunda-feira (19/3), o Banco da Grécia prevê em estimativas provisórias que a queda média anual do PIB em 2012 se situará em 4,5%, o emprego cairá 3% e a taxa anual de desemprego se situará acima dos 19%. O relatório ainda recorda que o PIB nacional apresentou uma contração de 6,9% em 2011.

A Comissão Europeia (CE), por sua vez, estimou em fevereiro que a economia grega recuará 4,4% este ano, enquanto que o FMI cogita um desempenho negativo de 4,8%, muito pior que os prognósticos feitos na aprovação do orçamento para 2012, do início de dezembro, que previam um retrocesso de 2,8%. No melhor dos casos, e se o país aplicar devidamente o programa de recuperação acertado com a União Europeia (UE) e o FMI, 2013 pode ser o início da recuperação, apesar de que o PIB retrocederá 0,5%.

O primeiro-ministro grego, Lucas Papademos, afirma que a Grécia voltará a crescer antes de 2013. Ele acredita que o país percorreu mais da metade do caminho para a recuperação econômica, mas que o processo de consolidação orçamentária deve levar mais tempo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação