Agência France-Presse
postado em 19/03/2012 18:00
Nova York - A gigante americana da informática, Apple, anunciou nesta segunda-feira (19/3) o pagamento de dividendos, previsto para o verão, e disse que lançará um programa de recompra de ações por um total de 10 bilhões de dólares em três anos.A Apple disse que pagará um dividendo trimestral de 2,65 dólar por ação graças a seu folgado estado de caixa, estimado em ao menos 97 bilhões de dólares graças às vendas bem sucedidas de seus dispositivos iPad e iPhone.
O pagamento de dividendos terá início no quarto trimestre fiscal da empresa, que começa em primeiro de julho, anunciou a companhia em um comunicado. Já a recompra de 10 bilhões de dólares em títulos começará no ano fiscal de 2013, que tem início em 30 de setembro.
A Apple afirmou que espera que o programa de recompra seja executado em um prazo de três anos, com o objetivo de neutralizar o efeito da dissolução da ampliação de capital, devido às opções de recompra de títulos para os empregados e a concessão de capital para trabalhadores.
As ações da Apple subiram 2,35%, para 599,32 dólares nas operações prévias à abertura de Wall Street. No ano, o ganho já é de cerca de 47%. No último trimestre, a Apple informou um lucro recorde de 13,060 bilhões de dólares, enquanto que sua renda subiu a 46,330 bilhões.
Segundo o diretor financeiro da empresa, Peter Oppenheimer, a Apple possui geração de caixa suficiente para arcar com o pagamento de dividendos proposto e com a recompra de ações sem gerar um grande impacto nos recursos da companhia.
No ano fiscal de 2011, a Apple gerou US$ 31 bilhões em dinheiro excedente. No primeiro trimestre de 2012, a empresa acrescentou mais US$ 24 bilhões. "É bastante dinheiro para executar o negócio", disse Oppenheimer. "Queremos manter a flexibilidade para aproveitar novas oportunidades de investimento", completou. Ao todo, incluindo as suas opções de ações dos empregados, a Apple vai gastar 45 bilhões de dólares americanos nos próximos três anos sobre esses programas, disse Oppenheimer.
O executivo-chefe da empresa, Tim Cook, prevê um cenário bastante positivo para a empresa, especialmente quanto às vendas de seus telefones inteligentes, iPhone, e seus computadores tablet iPad - sendo que o mais recente modelo foi lançado na sexta-feira passada e obteve uma grande adesão do público.
Cook disse que o iPhone ainda tem um mercado enorme pela frente.
No primeiro trimestre da companhia neste ano fiscal - encerrado em 31 de dezembro - foram vendidos 37 milhões de iPhones, menos que 9% de todos os aparelhos vendidos no trimestre. O mercado de celulares continuará a crescer em 2015 e cada vez mais vai favorecer os smartphones, disse Cook.
"Nossa crença é de que quase todos os aparelhos serão smartphones no futuro. Assim, o potencial para iPhones é enorme." Os tablets, segundo ele, devem ultrapassar em breve os computadores pessoais.
"O iPad tem tido "um começo surpreendente", vendendo 55 milhões desde que foi lançado no início de 2010. "Tivemos um fim de semana recorde e estamos muito contentes com isso", disse ele sobre o lançamento do novo iPad.