Economia

Fiat vê necessidade de redução de 20% da produção de carros na Europa

Agência France-Presse
postado em 20/03/2012 19:38
Paris - O diretor-geral da Fiat e da Chrysler, Sérgio Marchionne, afirmou ser necessário reduzir em 20% a capacidade de produção de automóveis na Europa, o que significaria o fechamento de uma dezena de fábricas no Velho Continente.

"O setor faz frente a uma sobrecapacidade de produção de cerca de 20% (...) é a razão pela qual ninguém ganha dinheiro na Europa", explicou Marchionne em entrevista publicada nesta terça-feira (19/3) à noite no site do jornal francês Le Figaro.

Tomando como exemplo as montadoras americanas que reduziram seus capacidades de produção de 20% em 2007 e 2008 e que "agora todos ganham dinheiro", o chefe da Fiat recomenda a mesma solução na Europa.
"Não temos opção (...) será doloroso durante doze meses, mas façamos", disse.

Mas isso pede que a "Europa assuma esta transição, já que individualmente os governos dos diferentes países não o farão" e pede um "mecanismo de apoio financeiro" para acompanhar as demissões.

Há meses que o presidente do diretório da PSA Peugeot-Citro;n, Philippe Varin, afirma que as fábicas da Europa não funcionam em sua capacidade máxima e avalia essa sobrecapacidade em 20%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação