Economia

Banco Central Europeu diz que o pior da crise na zona do euro já passou

postado em 22/03/2012 12:10
O diretor do Banco Central Europeu, Mario Draghi, disse nesta quinta-feira (22/3) que ;já passou; o pior da crise econômica internacional que atingiu vários países da zona do euro. Para ele, índices importantes, como as taxas de inflação e déficit orçamentário estão melhores nos países que integram a união monetária do que nos Estados Unidos.

Apesar de ter reiterado que ainda há riscos, Draghi disse que fica a cargo dos governos lidar com os desafios e ;blindar; a zona do euro contra novas crises. O diretor defendeu ainda a decisão do Banco Central Europeu de injetar recursos em diversas instituições financeiras europeias, argumentando que a ;situação crítica; do ano passado exigia medidas eficientes.

A crise econômica internacional provocou impactos principalmente na Grécia, na Espanha, na Itália, em Portugal e na França. Os gregos tiveram de apelar à compreensão da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI) para conseguir honrar os compromissos.

Em Portugal, trabalhadores de várias categorias convocaram para esta quinta-feira (22/3) uma paralisação geral em protesto contra a reforma laboral, que define mudanças na legislação. A greve atinge principalmente o setor de transporte público.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação