Economia

Repsol YPF perde mais uma área de concessão na Argentina

Agência France-Presse
postado em 25/03/2012 20:39
Buenos Aires - A província argentina de Salta (norte) somou-se às de Mendoza, Santa Cruz, Chubut e Neuquén na decisão de reverter a concessão de várias áreas à petroleira hispano-argentina Repsol YPF, anunciou neste domingo o governador Juan Manuel Urtubey.

"Esta semana, dentro do plano da Secretaria de Energia da província, foi aceita a reversão da área Tartagal Oeste da YPF, que estava sem produção", disse Urtubey à agência oficial Télam.

O governador também adiantou que está prevista a retirada da permissão de exploração da área Tartagal Oeste e que esta voltará a ser licitada junto a outras regiões.

Nas últimas semanas, a Repsol perdeu nove áreas de exploração na Argentina, onde as autoridades acusam a empresa de descumprir os compromissos de investimento, com a conseguinte queda da produção.

Urtubey advertiu que a retirada de permissão poderá se ampliar a outras áreas e informou que intimou "todas as empresas a apresentarem um plano de investimento com um aumento de 15% na exploração".

"Foi dito que aquelas empresas que não puderem investir devem ceder áreas a outros interessados em condições de fazê-lo", completou o governador.

O governo de Salta prevê tornar a decisão oficial nesta segunda-feira com a publicação do decreto no Boletim Oficial.

O governo da presidente Cristina Kirchner mantém uma disputa com a principal petroleira do país porque a queda da produção, estimada em 30% a 34% nos últimos anos, obrigou em 2011 a importação de 9 bilhões de dólares em hidrocarbonetos.

A situação será debatida na terça-feira em uma reunião da Organização Federal de Províncias Produtoras de Petróleo (OFEPHI), que são as proprietárias dos recursos do subsolo.

A Repsol YPF rejeitou as acusações e antecipou que tomará medidas legais para garantir seus direitos.

A petroleira é o maior contribuinte na Argentina, além de ser líder do mercado de combustíveis com 52% do refino.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação