Economia

Autoridade suspende ações do CaixaBank e Banco Cívica por provável fusão

Agência France-Presse
postado em 26/03/2012 13:50
Madri - As ações do banco catalão CaixaBank (do grupo La Caixa) e do Banca Cívica foram suspensas nesta segunda-feira (26/3) na Bolsa de Madri, devido à possibilidade de fusão entre as duas instituições, que teria sido fechada hoje, segundo fontes de mercado. A autoridade reguladora do mercado de capitais na Espanha, CNMV, decidiu suspender cautelarmente, com efeitos imediatos na negociação do CaixaBank e do Banca Cívica, disse a própria autarquia através de comunicado.

O CaixaBank, por sua vez, que engloba as atividades bancárias da La Caixa, anunciou em outro comunicado ter convocado os conselhos de administração para decidir sobre uma possível integração do Banca Cívica S.A. ao banco. O Banca Cívica, nascido da fusão de quatro pequenas casas de poupança (Caja Navarra, Cajasol, Caja de Burgos, CajaCanarias) entrou na bolsa em 21 de julho de 2011, após ter ficado muito debilitado, principalmente na região de Andaluzia (sul) com a crise do setor imobiliário.

Recentemente, o banco admitiu que buscava uma fusão com outros bancos. No início do pregão, às 09H51 GMT (06H51 de Brasília), as ações da empresa recuavam 7,64%, para 2,189 euros, enquanto que os papéis do CaixaBank perdiam 0,38%, cotados a 3,162 euros, em um mercado que recuava 0,98%.

Caso efetivamente feche negócio, o CaixaBank se tornará o maior banco da Espanha em volume de créditos e também em ativos, com 343 bilhões de euros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação