Economia

Draghi diz que ainda é muito cedo para ser otimista sobre zona do euro

Agência France-Presse
postado em 26/03/2012 16:45
Berlim - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, disse nesta segunda-feira (26/3) que ainda é muito cedo para que haja um "otimismo absoluto" sobre as perspectivas econômicas da zona do euro e sobre o final da crise, mas afirmou que a situação está melhor que alguns meses atrás.

"Todos devem manter nos próximos anos seus esforços para lutar contra a crise e restaurar a estabilidade", disse Draghi de Berlim, em um momento em que a Europa discute se o BCE deve acabar com suas medidas excepcionais.

Draghi ressaltou também que as medidas anticrise aplicadas pelo BCE e sobretudo as operações de empréstimos massivos ilimitados aos bancos da zona do euro deram resultado. "Os empréstimos bancários se estabilizaram e a disposição em conceder créditos aumentou", disse.

A mensagem do presidente foi como sempre dirigida especialmente aos Estados. "Eles são os atores mais importantes na luta contra a crise", afirmou. "Já foram feitos importantes progressos", completou ele, citando seu país de origem, a Itália, e a Espanha.[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação