Agência France-Presse
postado em 26/03/2012 19:50
Washington - O candidato dos Estados Unidos para dirigir o Banco Mundial, Jim Yong-kim, começará nesta terça-feira (27/3) uma viagem internacional de duas semanas durante a qual visitará América Latina, África e Ásia, anunciou o executivo americano.De 27 de março a 9 de abril, Jim viajará a México e Brasil, Etiópia, China, Japão, Coreia do Sul e Índia, informou o Departamento de Tesouro em comunicado. O objetivo desta "viagem mundial" é "buscar contribuições e ideias relativas às prioridades do Banco Mundial", explica o comunicado.
Jim se encontrará com "chefes de Estado, ministros das Finanças e outras partes envolvidas para perguntar a eles quais são suas prioridades para o Banco Mundial nos próximos anos", completou o Tesouro.
A indicação de Jim gerou surpresa quando este foi apresentado na sexta-feira pelo presidente Barack Obama como candidato para substituir o americano Robert Zoellick como presidente do Banco Mundial.
Jim, de 52 anos, é diretor da Universidade de Dartmouth (nordeste dos Estados Unidos). Médico e antropólogo de origem sul-coreana, foi diretor do programa da Aids na Organização Mundial da Saúde (OMS).
Os outros candidatos para substituir Zoellick são: Ngozi Okonjo-Iweala, ministra das Finanças da Nigéria e ex-diretora geral do Banco Mundial e José Antonio Campo, professor da Universidade da Columbia de Nova York e ex-ministro das Finanças da Colômbia.
Segundo o calendário, o sucessor será escolhido em 20 de abril.