Economia

Dados do Banco Central revelam tombo de 0,13% na economia nacional

Vânia Cristino/ Especial Estado de Minas
postado em 27/03/2012 07:48
Agora, não há mais dúvidas: a economia não só começou o ano com o pé no freio, mas de marcha ré. O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) divulgado ontem pelo Banco Central, uma espécie de prévia mensal do Produto Interno Bruto (PIB), foi negativo em janeiro em 0,13%. Com esse pífio desempenho, o IBC-Br dos últimos 12 meses caiu de 2,79% em dezembro para 2,44% em janeiro. Nota-se que o indicador usado pelo Banco Central para balizar até mesmo o movimento das taxas de juros ficou em 2011 bem próximo do PIB real, medido pelo IBGE, que fechou o ano em 2,73%.

A desaceleração não assustou os economistas que já previam um IBC-Br negativo, em torno de 0,5%. As apostas do mercado, inclusive, iam de um índice negativo de até 1,20% para uma posição positiva de 0,30%. Culpa da indústria, segundo o economista-chefe do Bradesco, Octavio de Barros, que mais uma vez jogou o indicador para baixo, no que foi ajudada pelo fraco desempenho da agropecuária, que enfrenta problemas sazonais. Para o primeiro trimestre do ano, Barros espera um PIB de 0,6%, enquanto os economistas do banco espanhol Santander apostam em 0,5% no trimestre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação