Economia

Petróleo fecha em forte queda em Nova York, a 105,41 dólares o barril

Agência France-Presse
postado em 28/03/2012 17:39
Nova York - Os preços do petróleo ampliaram sua queda nesta quarta-feira (28/3) em Nova York, afundando após a divulgação de um aumento dos estoques semanais de cru nos Estados Unidos maior do que o previsto e diante das especulações de que os países ocidentais poderiam recorrer as suas reservas.

O barril de "light sweet crude" (WTI) com entrega em maio caiu 1,92 dólar em relação ao fechamento de terça-feira, a 105,41 dólares na New York Mercantile Exchange (Nymex).

Uma "tendência de clara queda derrubou o mercado desde o início da sessão", disse James Williams, de WTRG Economics. A divulgação das reservas americanas acentuou o movimento.

As reservas de petróleo aumentaram três vezes mais do que o esperado pelos analistas na semana passada nos Estados Unidos, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo Departamento americano de Energia (DoE).

As reservas de cru avançaram 7,1 milhões de barris durante a semana que terminou em 23 de março, para situar-se em 353,4 milhões de barris. Os analistas consultados pela agência Dow Jones Newswires esperavam uma alta de 2,2 milhões de barris.

"A perspectiva de uma queda maior ainda da demanda americana de produtos petroleiros, que ganhou 2,2% em relação ao ano passado, continua sendo uma ameaça, particularmente para a gasolina", cujos preços estão em alta constante, considerou Nic Brown, analista de matérias primas da Natixis.

"Circulam muitos rumores sobre uma eventual utilização das reservas estratégicas" nos Estados Unidos e na Europa, em particular, o que afeta as cotações, acrescentou Williams.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação