Economia

Dilma alerta contra as perversas formas de protecionismo de países

postado em 29/03/2012 07:25
Nova Délhi ; A presidente Dilma Rousseff vestiu a toga vermelha das cerimônias de honra da universidade indiana de Nova Délhi, da qual tornou-se doutora honoris causa, para criticar as armas dos países ricos contra a crise financeira internacional. Num discurso sem meias palavras contra a atual guerra cambial, ela não só acusou o mundo desenvolvido de estar impondo um custo altíssimo às nações emergentes, como o Brasil, que estão vendo as taxas de crescimento econômico minguar, como alertou para o surgimento de ;novas e perversas formas de protecionismo;. A líder brasileira atirou, sobretudo, na enxurrada de quase US$ 9 trilhões que Estados Unidos, Japão e Europa despejaram nos mercados nos últimos anos.

;Essa crise (que vem desde 2008) teve sua origem no mundo desenvolvido. Ela não será superada por meio de meras medidas de austeridade, consolidação fiscal ou desvalorização da força do trabalho;, afirmou. Dilma buscou, assim, impressionar os anfitriões da reunião anual do Brics, o bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, países que devem registrar, em 2015, uma de corrente de comércio de US$ 500 bilhões. Hoje, o grupo que aponta os maiores índices de crescimento global deve divulgar diversos comunicados conjuntos e as tradicionais cartas de intenções, inclusive o lançamento de um banco de investimentos para suprir a falta de capacidade de empréstimos do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI) e de um índice comum das bolsas de valores dos países.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação