Economia

OCDE prevê recuperação econômica mais forte para os países do G7

Agência France-Presse
postado em 29/03/2012 09:30
Paris - A recuperação econômica deve ser mais forte que o previsto nos países do G7, principalmente nos Estados Unidos e Alemanha, anunciou a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos (OCDE). A organização, no entanto, destacou que a recuperação continua sendo "frágil", principalmente na Eurozona. Os riscos extremos diminuíram, em particular nos Estados Unidos e na Alemanha, que se beneficia de "uma redução das tensões na Eurozona". A organização aponta uma separação entre Canadá e Estados Unidos de um lado e a Europa do outro, com um crescimento sustentável na América do Norte e muito mais modesto no Velho Continente.

Nos Estados Unidos, o Produto Interno Bruto (PIB) deve progredir, em ritmo anual, 2,9% no primeiro trimestre de 2012 na comparação com o período anterior e 2,8% no segundo trimestre (ao invés de 1,7% e 1,9% das previsões de novembro). Entre a principais economias da Eurozona, começam a ser registradas disparidades. A atividade pode ganhar força na Alemanha durante o primeiro semestre, com um crescimento em ritmo anual de 0,1% no primeiro trimestre e de 1,5% no segundo (-0,3% e 0,8% nas previsões anteriores). Além disso, a OCDE destacou que o aumento dos preços do petróleo ameaça a recuperação econômica dos países ricos e pode alimentar a inflação. Uma iniciativa americana e britânica, apoiada pela França, está sendo estudada para recorrer às reservas estratégicas dos países da OCDE.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação