Economia

Espanha apresenta orçamento austero sob vigilância de uma Europa preocupada

Agência France-Presse
postado em 30/03/2012 10:22
Madri - Um dia depois de uma greve geral que levou às ruas milhares de manifestantes, o governo espanhol apresenta nesta sexta-feira (30/3) seu orçamento para 2012, que se anuncia como o mais austero da história de um país que causa grande preocupação a seus sócios europeus. A missão do governo é reduzir em doze meses o déficit público de 8,51% a 5,3% do PIB. Para conseguir isso, o executivo conservador de Mariano Rajoy deverá economizar, segundo as primeiras estimativas, 35 bilhões de euros, mas a cifra resultará provavelmente mais elevada devido à recessão, que este ano deve fazer o PIB cair 1,7%.

Depois de ter anunciado cortes orçamentários no valor de 8,9 bilhões de euros e uma alta de impostos de 6,3 bilhões de euros, a Espanha terá de buscar entre 30 e 40 bilhões de euros para alcançar o objetivo. Os orçamentos serão muito austeros, advertiu Rajoy. "Os mais austeros da democracia", insistiu o ministro da Fazenda, Cristóbal Montoro. Neste sentido, os países da Zona Euro concordaram nesta sexta em reforçar temporariamente sua porta corta-fogos anticrise até um limite de 800 bilhões de euros, pensando justamente na Espanha, que deve explicar como fará para alcançar o déficit que Bruxelas lhe pede.

A ideia é unir os fundos já comprometidos do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), para os resgates de Grécia, Portugal e Irlanda, e os do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEDE), dotado de 500 bilhões de euros. Nos debates dos ministros dos 17 países da Eurozona, venceu finalmente a proposta da Alemanha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação