postado em 31/03/2012 08:00
O mercado automotivo no Brasil não pode reclamar da crise econômica mundial. E vale lembrar que os preços do carros aqui são os mais altos em relação a qualquer outro país ; um Ford Fusion, por exemplo, custa R$ 84 mil, enquanto no México o valor é de R$ 52 mil, algo que não parece fazer diferença para o consumidor. Na segunda-feira, durante o lançamento de um modelo da montadora chinesa JAC Motors, o emprésario Sergio Habib revelou que o brasileiro troca de carro, em média, a cada 32 meses. ;São 13 mil veículos (nove por minuto) vendidos por dia no país;, disse Habib, responsável por trazer, além da marca chinesa, a Citr;en, a Jaguar e a Aston Martin. Em 2005, eram 6 mil carros por dia. E mais: cerca de 5 milhões que compram carro neste momento, há 10 anos andavam de ônibus.Essa voracidade em busca do veículo novo é percebida nos investimentos das montadoras. De janeiro até o fim de março, foram 15 lançamentos, reestilizações ou alterações completas, como a Chevrolet S10, o Peugeot 308 e o Fiat Grand Siena. A previsão é de que até o fim do ano mais de 70 modelos estejam à disposição no mercado. ;Isso é reflexo de novas empresas que chegaram e de montadoras que buscam novos produtos para aumentar o grau de competitividade. E ainda há espaço para crescer;, aponta Marcelo Cioffi, analista do setor automotivo da PricewaterhouseCooper (PwC).