Economia

Operários das usinas do PAC no Rio Madeira decidem encerrar greve

postado em 02/04/2012 18:11
Brasília - Os operários das usinas hidrelétricas Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira (RO), voltaram ao trabalho hoje (2), depois de uma assembleia que aprovou os pontos acordados na audiência de conciliação promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 14; Região, na última sexta-feira (30). Mas, segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil de Rondônia (Sticcero), Raimundo Soares da Costa, as negociações serão retomadas com as empresas, para garantir mais benefícios aos operários.

;Esse foi apenas o pontapé inicial, para voltar ao trabalho. Vamos sentar à mesa de novo para levar a pauta de negociações dos trabalhadores;, diz Costa. Segundo ele, por enquanto, não há previsão de retomar a greve, mas se as empresas não aceitarem as novas reivindicações, que incluem reajuste salarial de 30%, poderá haver uma nova paralisação.

A proposta aceita hoje por unanimidade pelos trabalhadores da Usina Santo Antônio e pela maioria dos operários de Jirau prevê um reajuste de 7% para quem ganha até R$ 1,5 mil e de 5% para quem tem salário maior. Em Jirau, as obras estavam paradas desde o dia 8 de março. Em Santo Antônio, desde o dia 20.

No acordo firmado na Justiça Trabalhista, as empresas também se comprometeram a antecipar parte do pagamento do salário e da cesta básica que os trabalhadores recebem. Também deverão ser pagos até 10 de abril os dias que foram descontados no mês de março, enquanto a greve estava em curso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação