Economia

Produção de caminhões e indústria extrativa puxaram crescimento industrial

postado em 03/04/2012 11:19
Rio de Janeiro ; As altas na produção de caminhões e na indústria extrativa foram os principais motores para a recuperação da indústria brasileira, que cresceu 1,3% em fevereiro deste ano em relação ao mês anterior. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os veículos automotores (em especial, os caminhões) tiveram crescimento de 13,1%. A indústria extrativa teve aumento de 9,3% em sua produção.

Segundo o coordenador da Pesquisa Industrial Mensal do IBGE, André Macedo, o crescimento deve-se à retomada da produção nesses dois segmentos, que haviam enfrentado paradas ou problemas em janeiro. ;No setor extrativo, a questão das chuvas [em janeiro] acabou afetando o resultado da produção nessa atividade. No caso dos veículos automotores, houve a questão da paralisação de várias unidades produtivas de caminhões. No mês de fevereiro, com a normalização da produção no setor extrativo e com a volta à produção de caminhões, há um ganho no setor industrial;, disse.

Apesar do aumento na produção de janeiro para fevereiro, os veículos automotores tiveram o pior resultado, quando feitas as comparações com fevereiro do ano passado (-28,3%) e no acumulado do ano (-27,6%), com um baixo desempenho da produção de caminhões. Já a produção de automóveis teve queda em todas as bases de comparação, devido aos estoques elevados nas fábricas. Os destaques negativos da indústria na comparação de fevereiro deste ano com o mês anterior foram máquinas e equipamentos, com queda de 4,8%, e material elétrico e equipamentos de comunicações, com redução de 6,3%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação