Economia

Consumidores de Minas e São Paulo vão pagar mais caro por energia elétrica

postado em 03/04/2012 16:45
A partir do próximo domingo (8/4), os moradores de Minas Gerais e do interior de São Paulo vão pagar mais caro pela energia elétrica. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (3), em reunião pública, o reajuste das concessionárias Cemig Distribuição e Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Paulista).

Para a Cemig, que atende a 7 milhões de unidades consumidoras em 805 municípios mineiros, o reajuste será 3,88% para as residências e 3,79% para as indústrias. Os 3,7 milhões de consumidores atendidos pela CPFL Paulista, em 234 cidades de São Paulo, vão ter um aumento de 2,61% para residências e de 3,38% para indústrias.

Já as distribuidoras Centrais Elétricas Matogrossenses (Cemat) e Enersul, do Mato Grosso do Sul, não vão poder aplicar os reajustes aprovados hoje pela Aneel porque estão inadimplentes com o pagamento de encargos do setor elétrico. O impedimento do reajuste devido ao não pagamento dos encargos está previsto na Lei 8.631/1993, que fixa os níveis das tarifas para o serviço público de energia elétrica.

As unidades consumidoras de Mato Grosso atendidas pela Cemat teriam aumento de 2,62% não fosse o impedimento de aplicar o reajuste. No caso dos usuários atendidos pela Enersul, o efeito médio do reajuste ficaria em 2,59%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação