Economia

Novo acordo da Basiléia exige 242 bilhões de euros dos bancos europeus

Agência France-Presse
postado em 04/04/2012 16:49
Londres - Os principais bancos europeus precisam reforçar seus capitais com 242 bilhões de euros para cumprir com as novas regras do acordo de Basileia III, informou nesta quarta-feira (4/4) o regulador bancário europeu.

A Autoridade Bancária Europeia (EBA), com sede em Londres, simulou uma implantação antecipada, em 30 de junho de 2011, dos novos critérios da Basileia III, que deverá entrar em vigor a partir de 2013, com dados de 206 bancos.

As regras da Basileia III preveem, a médio prazo, um aumento de pelo menos 7% do rácio das reservas de capital de resistência máxima (Tier 1), que cada instituição deverá ter disponível.

De acordo com a simulação da EBA, os 48 maiores bancos europeus, que possuem negócios internacionais e um capital de resistência máxima de mais de 3 bilhões de euros, vão precisar de 242 bilhões de euros para atingir este objetivo.

Além disso, apenas 44% dos grandes bancos atingiram ou superaram a taxa de 7%, enquanto que 20% não conseguiu chegar nem mesmo ao mínimo de 4,5%, ressaltou a EBA.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação