Economia

Compra e venda de veículos devem ser informadas ao Fisco

Vera Batista
postado em 08/04/2012 08:09
O brasileiro troca de carro a cada 32 meses, uma paixão que resulta na venda de 13 mil veículos por dia no país. Ter um carro na garagem, porém, implica em diversos cuidados, inclusive na hora de prestar contas ao Leão. É preciso informar ao Fisco os valores movimentados na compra ou na venda do bem. Apesar de isentar veículos de até R$ 35 mil, as regras da Receita exigem que o contribuinte informe a transação, especificando, inclusive, o CNPJ ou CPF do comprador.

Dificilmente alguém cai na malha fina por compra ou venda de veículos. Mas pode ter sérios problemas se não tiver comprovação da fonte de renda para adquirir o bem. É preciso indicar de onde saiu o dinheiro e demonstrar compatibilidade de renda para o acréscimo patrimonial, como uma poupança, herança ou até mesmo recursos decorrentes da venda de um carro mais antigo.

;Esse é um cochilo frequente. Muitas vezes, por ser isento do Imposto de Renda e por comprar ou vender veículo de pequeno valor, o cidadão acha que não precisa prestar contas à Receita;, alerta o tributarista Miguel Silva, do Escritório Miguel Silva & Yamashita Advogados. Ao contrário, na compra, mesmo quem não precisaria declarar, fica obrigado a informar na ficha ;Bens e Direitos; a espécie do bem e a data, independentemente do valor.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação