Economia

Espanha não precisará de plano de ajuda, reitera a Comissão Europeia

Agência France-Presse
postado em 11/04/2012 13:43
Bruxelas - A Espanha não precisará de nenhum plano de ajuda financeira extra para seu setor bancário, afirmou nesta quarta-feira (11/4) um porta-voz da Comisão Europeia. "Mantemos nossa posição", disse o porta-voz da Comissão Europeia, Olivier Bailly, à imprensa, ao ser questionado sobre um eventual plano de ajuda para recapitalizar os bancos espanhóis através do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF).

A situação da Espanha preocupa aos mercados, que têm elevado as taxas de sua dívida a cerca de 6%. As bolsas europeias sofreram fortes quedas na terça-feira (10/4), derrubadas principalmente pelos temores com relação à Madri, mas se recuperam nesta quarta-feira (11/4).

A Comissão Europeia (CE) recordou os esforços realizados pela quarta economia da zona do euro, como "uma importantíssima reforma do mercado de trabalho". Na véspera, a CE já havia mostrado sua satisfação com as principais linhas do orçamento de 2012, assim como as medidas adicionais nos setores de saúde e educação para economizar 10 bilhões de euros a mais.

O governo espanhol apresentou ao final de março um orçamento para 2012 de uma austeridade sem precedentes, com um orçamento que economizaria 27,300 bilhões de euros, para reduzir o déficit público de 8,51% do PIB ao final de 2011 a 5,3% para este ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação