Economia

Estados Unidos seguem com recuperação econômica em ritmo "fraco a lento"

Agência France-Presse
postado em 11/04/2012 16:51
Washington - A economia americana mantém seu caminho de recuperação iniciado há quase três anos, ainda que a um ritmo "lento a franco", segundo o Livro Bege do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), divulgado nesta quarta-feira (11/4).

"A economia segue crescendo a um ritmo entre lento e fraco desde meados de fevereiro até o final de março", disse o relatório, que é publicado a cada seis semanas com base nas informações reunidas pelas filiais regionais do Fed. A linguagem empregada pelo Fed para descrever o progresso da atividade econômica do país é a mesma que o banco utilizou no último relatório, publicado em 29 de fevereiro.

A atividade manufatureira, principal motor da recuperação econômica iniciada no início de 2009, "continuou crescendo na maior parte das regiões", informou o banco central americano. Segundo o Fed, o gasto com consumo foi "positivo", mas o aumento das vendas em muitas regiões foi atribuído a um inverno atipicamente quente.

"As perspectivas de curto prazo para o consumo das famílias foram animadoras", disse o Fed, que ressaltou também preocupações sobre a possibilidade de que a alta do preço da gasolina possam limitar os gastos não essenciais nos próximos meses. Com relação ao setor da construção, o relatório do Fed revelou uma leve melhora nesta área, deprimida há vários anos, principalmente no setor das moradias coletivas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação