Economia

Espanha tenta apoio na América Latina para impedir expropriação da YPF

postado em 17/04/2012 08:58
O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, vai intensificar campanha a partir desta terça-feira (17/4) para evitar a execução da decisão argentina de expropriação da empresa espanhola YPF. Rajoy viajará para o México e a Colômbia em busca de apoio político a fim de impedir que o governo da Argentina mantenha a decisão.

[SAIBAMAIS]Rajoy pretende conversar com os presidentes do México, Felipe Calderón, e da Colômbia, Juan Manuel Santos. Além disso, o governo espanhol convocará hoje o embaixador da Argentina na Espanha, Carlos Bettini, para prestar esclarecimentos sobre a decisão de expropriar a petrolífera espanhola.

Pela proposta em discussão na Argentina, 51% das ações da companhia serão expropriadas. O governo federal ficará com 26,06% e as regiões produtoras, com 24,99%. Os 49% restantes serão de responsabilidade das províncias (estados) onde a empresa atua.

Na segunda-feira (16/4) a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, anunciou a decisão alegando que se a medida não fosse adotada, haveria riscos de o país se tornar inviável economicamente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação