Economia

Tesouro anuncia operações de recompra de títulos em real no exterior

postado em 17/04/2012 11:52
O Tesouro Nacional anunciou nesta terça-feira (17/4) o início de duas operações em reais com títulos do governo brasileiro no exterior. Uma operação é de emissão e a outra é de recompra de papéis conhecidos como bônus da República. De acordo com comunicado do Tesouro, os títulos a serem emitidos vencerão em 2024, enquanto os que serão objeto de recompra terão vencimentos em 2016 e 2022.

[SAIBAMAIS]A última emissão em reais no exterior ocorreu em outubro de 2010. Na operação, o Tesouro captou R$ 1,1 bilhão nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia por meio de papéis com vencimento em 2028. O Tesouro lança títulos no mercado para captar recursos ou estabelecer um parâmetro para futuras emissões. ;O objetivo da operação é adequar o perfil de maturação e melhorar a liquidez dos títulos denominados em reais;, diz o comunicado. A emissão anunciada ocorrerá nesta terça-feira (17/4), enquanto a oferta de compra está marcada para o período de 18 a 20 de abril, podendo terminar antes a critério do Tesouro.

No final de março, o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, havia antecipado que o governo brasileiro estudava o lançamento de novo títulos em reais no mercado externo. Na ocasião, Augustin disse que a emissão em reais atende aos interesses de investidores preocupados com o curto prazo que, ao comprar esses títulos (atrelados à moeda brasileira) no mercado internacional, não trariam dinheiro para o país e não pressionariam o câmbio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação