Economia

FMI prevê crescimento da China em mais de 8% entre 2012 e 2013

Agência France-Presse
postado em 17/04/2012 13:51
Pequim - O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê um crescimento para China acima de 8% em 2012 e 2013, dizendo que as dificuldades de seu setor exportador serão compensadas por uma demanda interna sustentável. Segundo o Fundo, a China deve crescer 8,2% este ano e 8,8% em 2012.

A alta do Produto Interno Bruto (PIB) da segunda economia mundial passou de 9,7% em ritmo anual, no primeiro trimestre 2011, para 8,1% nos primeiros três meses do ano. As exportações chinesas passaram a ser afetadas pela crise da dívida na Europa, que é o maior mercado da China, o que levou o governo chinês a reduzir sua meta de crescimento do PIB para este ano a 7,5%, contra 8% dos anos anteriores.

Entre os riscos que pesam sobre a economia chinesa, que continua se aproveitando dos investimentos, o Fundo enfatiza a desaceleração dos setores imobiliário e das exportações. A China forma também parte das "economias onde persistem pressões inflacionárias subjacentes", o que "reduz a margem de manobra para uma suavização" da política monetária, diz o relatório.

O banco central chinês já havia reduzido em dezembro e em fevereiro as reservas obrigatórias dos bancos para que pudessem emprestar mais. Finalmente, o Fundo estimula em sua análise o governo chinês a aplicar a política econômica decidida pela China em seu 12; plano quinquenal (2011-2015) para "reequilibrar o crescimento, reforçando as fontes de demanda interna nos próximos anos".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação