Economia

Vários países se aproximam do máximo de sua dívida pública, segundo o FMI

Agência France-Presse
postado em 17/04/2012 15:06
WASHINGTON - O Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou nesta terça-feira (17/4) que a maioria de seus Estados membros alcançaram o pico de suas dívidas públicas.

"A dívida (em relação ao Produto Interno Bruto) está aumentando e os picos estão próximos", afirmou o FMI em seu relatório semestral de finanças públicas. "Até 2015, a relação dívida/PIB deve se estabilizar ou começar a diminuir em 85% dos países considerados", ou seja, cerca de 60 nações, constatou a entidade ao apresentar suas projeções para os próximos cinco anos.

Esse é o caso da França, cujo pico da dívida seria de 90,8% em 2013, enquanto o da Itália seria de 123,8% no mesmo ano. Isso não acontece, no entanto, com os Estados Unidos ou o Japão, onde há o risco de que a dívida pública continue quebrando recordes em 2017 (113,0% e 256,6% respectivamente).

"Em muitos casos, contudo, essas previsões se baseiam na hipótese de que seja mantido um diferencial muito favorável entre as taxas de juros e o crescimento durante os próximos anos na maioria dos países, apesar dos altos níveis de endividamento", alertaram os economistas do FMI.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação