Economia

Brasil conversará com Argentina sobre Petrobras, depois de caso Repsol

Agência France-Presse
postado em 17/04/2012 19:04
Brasília - O Brasil conversará com a Argentina sobre a situação da Petrobras no país vizinho, que na segunda-feira anunciou a expropriação de 51% da petrolífera YPF, controlada pela espanhola Repsol, informou nesta terça-feira o ministro de Energia brasileiro, Edison Lobão.

O ministro argentino de Planejamento, Julio de Vido, nomeado interventor da YPF, "virá na sexta-feira para conversar com os ministros brasileiros, falaremos sobre a Petrobras e as relações com a Argentina, que são excelentes", disse Lobão no Senado.

Lobão não quis comentar a decisão da Argentina de enviar ao Congresso um projeto de lei de expropriação de 51% das ações da empresa de controle espanhol e se limitou a afirmar que a "Argentina é um país amigo".

"Não quero me manifestar sobre a questão da Repsol, porque é uma questão interna da Argentina", afirmou, apesar de lembrar que o Brasil já viveu "um episódio com a Bolívia", que, em 2007, nacionalizou refinarias da Petrobras e o Brasil "entendeu que era uma atitude de autonomia e soberania da Bolívia".

A imprensa brasileira alertou sobre a possibilidade de que a gigante petrolífera do Brasil sofra o impacto das novas medidas do governo argentino.

[SAIBAMAIS]A decisão da Argentina "colocará todos os investidores em alerta, inclusive empresas brasileiras que estão ali, como a Petrobras", afirmou a colunista econômica Miriam Leitão, no O Globo.

O Estado de S. Paulo destacou que "assim como ocorria com a Repsol, a Petrobras sofreu pressões do governo (argentino) para investir mais e, no começo de abril, perdeu a concessão de uma área na província de Neuquén (sudoeste)".

"Recentemente, houve um pequeno problema, que não se refere ao governo da argentina mas sim ao da província, que foi resolvido", se limitou a dizer Lobão.

Depois da retirada dessa concessão, na semana passada o governo argentino entrou em acordo com a Petrobras sobre o desenvolvimento de projetos de investimento e foi anunciado que estes seriam debatidos nesta sexta-feira no Brasil.

A Petrobras é a terceira produtora de petróleo na Argentina, com 6%, atrás da Repsol-YPF (41%) e a Panamerican Energy (17%). A brasileira é também a terceira refinadora de petróleo, com 14%,1 do mercado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação