Economia

Petroleira BP concorda em pagar US$ 7,8 bilhões por vazamento no México

Agência France-Presse
postado em 18/04/2012 14:52
Chicago - A gigante do petróleo BP anunciou nesta quarta-feira (18/4) que chegou a um acordo de 7,8 bilhões de dólares para cobrir o processo no qual a empresa é acusada pelo vazamento de petróleo ocorrido no golfo do México em 2010.

"O acordo extrajudicial, que ainda deve ser aprovado por um juiz, poria fim aos pedidos de indenização por cuidados médicos e perdas econômicas privadas, derivadas do acidente da plataforma Deepwater Horizon e do derramamento de petróleo", disse a BP em um comunicado.

O acordo não inclui multas e processos movidos pelo governo Federal americano, estados costeiros e governos locais afetados pelo vazamento e que devem atingir mais alguns bilhões de dólares.

Também não foram incluídas ações movidas por acionistas ou outros, que buscam ser compensados pela moratória na perfuração, imposta após o pior desastre ambiental da história dos Estados Unidos.

Os custos do derrame foram contabilizados em 37,2 bilhões de dólares, devastando a indústria pesqueira e turística da Costa do Golfo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação