Economia

Comitê de Política Monetária reduz taxa básica de juros para 9% ao ano

postado em 18/04/2012 20:13
O Banco Central jogou mais combustível na atividade econômica do país cortando a taxa Selic em 0.75 ponto percentual. A taxa básica de juros será, agora, de 9% ao ano. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (18/4) após a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

Esta foi a sexta queda consecutiva desde agosto do ano passado ; uma redução de 3,50 pontos percentuais no período. A instituição volta a se reunir em maio e não deu sinais a cerca da próxima decisão, que pode seguir o processo de afrouxamento. A expectativa do mercado é que o BC mantenha a Selic estável pelo resto do ano.

Na nota divulgada pela diretoria, o banco avaliou que os riscos de inflação, ;neste momento, permanecem limitados;. Informou ainda que ;dada a fragilidade da economia global, a contribuição do setor externo tem sido desinflacionaria;, ou seja, a queda dos preços das commodities (produtos básicos com cotação internacional) tem reduzido o custo de vida no Brasil, sobretudo os preços dos alimentos.

O ajuste anunciado hoje fez o Brasil descer, pela primeira vez desde 2010, do posto de maior juro real do mundo. A posição, agora, ficou com a Rússia, que tem uma taxa anual de 4,2%; a bandeira verde e amarela caiu para segundo, com 3,4%.

Leia a matéria completa na edição de amanhã do Correio Braziliense

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação