postado em 19/04/2012 09:00
Uma operação da Polícia Federal (PF) deve complicar a vida dos passageiros de todo o país que pretendem embarcar ou desembarcar de voos internacionais na manhã de hoje. Os agentes prometem reforçar a fiscalização de quem passar pela imigração, abordando os passageiros um a um, das 9h30 às 12h. Segundo a Federação Nacional dos Policiais Federais, a categoria fará assembleia na próxima semana e não está descartada a possibilidade de greve.A ;operação-padrão; é uma reivindicação da corporação pelo aumento do efetivo. Hoje, atividades estratégicas estão sendo executadas por funcionários terceirizados. De acordo com o Sindicato dos Policiais Federais do Distrito Federal (Sindipol), o número de agentes trabalhando na imigração vai ser aumentado no período da operação para que não haja atrasos. A previsão é de que a fiscalização seja feita em, no máximo, quatro minutos para cada passageiro.
;Nosso objetivo não é atrasar o fluxo. Só em Brasília vamos quadriplicar o número de policiais no Aeroporto JK para que isso não ocorra;, explica Jones Leal, presidente do Sindipol. Para tanto, serão usados policiais federais lotados nas delegacias Fazendária e de Repressão a Entorpecentes.
Para evitar contratempos, no entanto, a recomendação das empresas aéreas é que os candidatos cheguem com antecedência para o embarque. Procurada pelo Correio, a TAM orientou seus clientes para que cheguem ao aeroporto pelo menos três horas antes do embarque.