Economia

Standard and Poor's reduz classificação da Repsol após expropriação da YPF

Agência France-Presse
postado em 19/04/2012 15:38
Madri - A agência de classificação creditícia Standard and Poor;s reduziu nesta quinta-feira (19/4) em um escalão, de BBB para BBB-, a nota da petroleira espanhola Repsol, após a expropriação de sua filial argentina YPF, anunciada por Buenos Aires na segunda-feira (16/4).

"A nacionalização da YPF deteriorará de forma significativa" o balanço da Repsol, disse a agência em um comunicado, enfatizando que a YPF representou "40% do excedente bruto de exploração consolidado do grupo em 2011".

Outra agência de classificação, Moody;s, reduziu na terça-feira a classificação da argentina YPF depois que o governo de Cristina Kirchner anunciou sua intenção de tomar o controle de 51% das ações, todas elas procedentes dos 57,4% atualmente em mãos da Repsol.

Tanto a Moody;s quanto Fitch ameaçaram esta semana rebaixar a nota da Repsol, colocando-a sob vigilância negativa, devido à expropriação.

A ação da Repsol terminou a sessão de quinta-feira na Bolsa de Madri em queda de 4,77%, a 14,665 euros. No início de 2012, o papel era cotado em torno dos 24 euros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação