Economia

Standard & Poor's rebaixa a perspectiva de nota da dívida argentina

Agência France-Presse
postado em 23/04/2012 17:35

Nova York - A agência de classificação financeira Standard and Poor;s (S) rebaixou nesta segunda-feira (23/4) de "estável" à "negativa" a perspectiva da nota da dívida soberana da Argentina que, no entanto, continua mantendo sua classificação "B", no terreno especulativo.

"Em nossa opinião, as recentes políticas do governo aumentam os riscos no setor macroeconômico da Argentina, comprimem sua liquidez externa e estorvam as expectativas de crescimento a médio prazo", anunciou a S ao justificar a decisão, num comunicado.

Por esses motivos, a agência "revisou a perspectiva da nota da República Argentina de estável à negativa", diz o texto.

A Standard & Poor;s refere-se a "políticas adotadas desde as eleições presidenciais de outubro de 2011", que permitiram à reeleição no primeiro turno de Cristina Kirchner.

Estas, "incluem as crescentes restrições ao comércio internacional e os passos recentes para nacionalizar a empresa Yacimientos Petrolíferos Fiscales (YPF)", explicou o analista da S, Roberto Sifón-Arévalo.

O governo de Cristina Kirchner anunciou na segunda-feira passada a expropriação de 51% das ações da YPF, todas elas provenientes do pacote do grupo espanhol Repsol, ao alegar falta de investimentos necessários no país.

A decisão deixou tensas as relações com a Espanha, que anunciou, por sua vez, uma redução da compra do diesel argentino.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação