Economia

Pela primeira vez em 80 anos, homem estrela campanha dos sabonetes Lux

postado em 23/04/2012 20:26
Elizabeth Taylor, Jane Fonda, Brigitte Bardot, Romy Schneider, Sandra Dee, enfim, nove entre dez estrelas do cinema emprestaram fama, prestígio e um slogan a Lux, o sabonete que completa 80 anos de Brasil este mês. Para comemorar vendas de 2,5 mil unidades por minuto no país, a gigante Unilever, dona da marca, decidiu brindar as consumidoras e, pela primeira vez, coloca um homem em cartaz para anunciar uma linha premium em barra com aromas exclusivos desenvolvidos por grandes perfumistas das casas IFF e Givaudan. O escalado foi o ator e cantor Daniel Boaventura, que estreia campanha assinada pela agência JWT Cingapura, traduzida pela filial da agência no Brasil.

A vice-presidente de Cuidados Pessoais da Unilever, Andrea Salgueiro, afirma que a ascensão da classe C estimulou a marca a investir em produtos premium e explica que a escolha de Boaventura tem a ver com o desejo da empresa de agradecer a preferência das consumidoras, ainda que quebrando uma tradição de 80 anos de propaganda com belas mulheres. Boaventura que é a principal voz dos musicais da Broadway nos palcos brasileiros, interpreta Rosa, de Pixinguinha, impregnando de alegria a canção tristonha do mestre do samba para anunciar as três variantes de Lux Fragrâncias Finas (Magical Spell, Secret Bliss e Dream Delight), compostas por flores exóticas e preciosas. Esses produtos começam a ser vendidos em maio e uma versão líquida chegará aos pontos de venda em setembro.



Segundo a gerente de marketing de Lux, Bianca Shen, o lançamento da linha, ao lado de mostra itinerante da evolução da propaganda do produto durante oito décadas, integra as comemorações da marca, que tem 28% de um mercado que a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal (ABIHPEC) estima em R$ 4 bilhões.

Em oito décadas, a marca como a mulher evoluíram e muito. Das estrelas distantes de Holywood, a marca passou nos anos 80, a usar atrizes brasileiras e nos anos 90 buscou modelos étnicos, como Isabel Fillardis, para mostrar que a marca acompanha a evolução, como o slogan que de "nove entre dez estrelas de Hollywood", chegou às estrelas do lar, o lar da classe C que abastece o consumo e alimenta os sonhos de crescimento pelo governo Dilma. Nas imagens das campanhas de Lux, está um belo retrato da evolução da propaganda e das consumidoras.

E se Lux é o sabonete das estrelas e, para a Bianca, a estrela são as consumidoras, há outra disputa nesse mercado, na qual a Colgate-Palmolive é a líder. Trata-se dos sabonetes antibacterianos que já respondem por fatia de quase 20% das vendas, em que a Unilever com seu Lifebuoy enfrenta o líder Protex, num mercado que tem ainda Dettol (da Reckitt Benckiser), Ypê Action (da Ypê) e Francis Protection (da Bertin Higiene e Beleza).

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