Economia

Na reta final para entrega do IR, fluxo de informações na web exige atenção

Vera Batista
postado em 29/04/2012 08:29
Resta pouco tempo para o contribuinte enviar a Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRP). O prazo se encerra às 23h59 de amanhã e, como vem ocorrendo nos últimos anos, a Receita já avisou que não vai haver prorrogação. Mas não é só com o relógio que os retardatários devem se preocupar. O alto fluxo de informações torna a internet um campo fértil à ação de hackers. Para preservar seus dados, é preciso redobrar a atenção aos itens de segurança.

O primeiro cuidado é observar se o computador está devidamente protegido. %u201CMantenha antivírus atualizados. Para ter certeza de que entrou no endereço correto, seja de banco, da Receita ou qualquer outro, clique no cadeado ou chave de segurança. O certificado internacional de habilitação do site vai aparecer na tela, confirmando a autenticidade%u201D, orienta Eduardo Lopes, da Nodes Tecnologia. Nenhuma instituição financeira ou empresa de previdência privada envia informes de rendimentos ou de investimentos por e-mail. E os programas para preencher e enviar o IR (Receitanet) são baixados, exclusivamente, do site da Receita Federal. Os mais desconfiados também podem entregar a declaração, em disquete, nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa. Nesse caso, observe, atentamente, o horário de expediente bancário. Mas esqueça o velho modelo de papel, que deixou de existir.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação