Agência France-Presse
postado em 30/04/2012 17:14
Milão - O governo italiano de Mario Monti estudará nesta segunda-feira (30/4) um relatório que revisa os gastos públicos para reduzi-los e impedir o "desperdício", com a finalidade de evitar uma nova alta do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) em outubro.O Conselho de Ministros examinará um relatório do ministro Piero Giarda, encarregado das relações com o Parlamento e ao qual Monti encarregou de realizar uma "spending review" ou revisão dos gastos públicos.
Segundo o governo, "reformar o gasto público não é uma missão impossível, mas exige uma análise profunda e detalhada de tudo o que compõe o orçamento de cada administração".
A revisão do gasto realizada até agora mostrou que existe uma "margem de manobra importante" para realizar uma economia ou organizar os gastos de forma mais racional.
O objetivo é buscar uma forma de atingir equilíbrio orçamentária é subir o IVA em outubro, como está previsto, informam os especialistas.
Este aumento do imposto sobre o valor agregado de dois pontos, o que o situaria em 23%, depois de uma primeira alta de um ponto em setembro, foi aprovado em dezembro, mas o governo estima agora que a recessão poderá ser agravada.
A economia italiana entrou em recessão ao final de 2011 e o governo italiano disse há duas semanas que o PIB se contrairá em 1,2% este ano, o que fará com que a Itália alcance o equilíbrio orçamentário apenas em 2014 ou em 2015 e não no ano que vem, como se previa a princípio.
Em 2013, o déficit público será de 0,5%, um retrocesso que está dentro das margens do pacto fiscal europeu.