Economia

EUA: recuam vendas de abril de Ford e GM; sobem as de Chrysler e Toyota

Agência France-Presse
postado em 01/05/2012 15:52
Nova York - Os dois principais fabricantes americanos de automóveis, General Motors (GM) e Ford, registraram uma queda em suas vendas nos Estados Unidos em abril de 2012, enquanto que as vendas de Chrysler e Toyota aumentaram, conforme anunciaram nesta terça-feira as próprias empresas.

A GM, maior fabricante mundial de automóveis, apresentou queda de 8,2% em suas vendas nos Estados Unidos no mês de abril, com 213.387 unidades.

O recuo foi de 8,4% na marca principal do grupo, Chevrolet, enquanto que a Buick registrou queda de 16%. A Cadillac em especial sofreu forte queda de suas vendas, enquanto que a divisão da GMC, por sua vez, teve alta de 4,4%.

A GM é, no entanto, mais otimista quanto aos próximos meses e revelou sua previsão de vendas nos Estados Unidos para o ano todo, para todo o setor, entre 14 e 14,5 milhões de unidades, contra 13,5 a 14,0 milhões no período anterior.

"Esperamos uma melhora gradativa da economia" nos próximos meses, o que "ajudará a virar a página da recessão e a elevar as vendas dos veículos para a GM e para o setor em sua totalidade", disse o responsável de vendas nos Estados Unidos do grupo, Don Johnson, citado em um comunicado.

Já a Ford anunciou uma queda de 5% de suas vendas no mês de abril nos Estados Unidos com relação ao mesmo período do ano anterior, a 180.350 unidades, um resultado que reflete o colapso do sedan Fiesta.

As vendas da principal marca da casa retrocederam 4,7%, a 174.042 unidades, enquanto que as do Lincoln recuaram 13%, a 6.308 unidades.

Em contraste, as vendas da Toyota nos Estados Unidos aumentaram 25,5% no mês de abril com relação ao mesmo período do ano passado, para 178.044 unidades, anunciou o construtor de automóveis japonês em um comunicado.

A Toyota, que no mês passado liderou as altas dos principais fabricantes no mercado americano, continua sua trajetória de recuperação iniciada há vários meses, após dois anos sombrios, em 2010 e 2011.

A Chrysler, por sua vez, controlada pela italiana Fiat, anunciou na terça-feira um aumento de 20% em um ano, no mês de abril, de suas vendas nos Estados Unidos, com 141.165 unidades.

A alta das vendas envolveu todas as marcas do maior fabricante de automóveis dos Estados Unidos por 25 meses consecutivos, e, por 11 meses houve alta de ao menos 20% em um ano.

O grupo alemão Volkswagen, que busca converter-se no maior fabricante mundial de automotores, vendeu 37.525 unidades em abril nos Estados Unidos, em alta de 31,5% em cifras anualizadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação