Economia

Redução de juros dos bancos abre caminho para que usuários negociem dívidas

Especialistas em finanças aconselham consumidor a conversar com gerentes para trocar empréstimos caros por outros

postado em 05/05/2012 08:00
O brasileiro atolado em dívidas ganhou um fôlego extra nas últimas semanas para reorganizar as contas e sair do vermelho. Diante da redução dos juros, sobretudo nos bancos públicos, especialistas alertam que o momento é de negociar e trocar faturas caras por outras mais baratas. As próprias instituições deram início a programas de educação financeira e passaram a sugerir linhas de financiamento de menor custo para os clientes em situação crítica, a exemplo dos que usam recorrentemente o cheque especial e o rotativo do cartão de crédito.

Um dos objetivos do governo com a pressão para reduzir os spreads (diferença entre o que o banco cobra para emprestar e o que ele paga para captar) é, enquanto diminui o custo das operações de crédito, promover uma restruturação das contas do brasileiro. A despeito de todas as facilidades vendidas pelos bancos após o corte dos juros, o endividado, segundo especialistas, não pode esperar que sua fatura seja organizada sozinha. ;É preciso gastar sola de sapato e saliva com o gerente, exigir os benefícios e, se necessário, trocar de banco;, ensina o educador financeiro Reinaldo Domingos.
Especialistas em finanças aconselham consumidor a conversar com gerentes para trocar empréstimos caros por outros

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação