postado em 06/05/2012 14:20
O presidente da empresa Rede Elétrica da Espanha, José Folgado, chegou hoje (6/5) a La Paz, capital da Bolívia, para definir com as autoridades do país o valor da indenização a ser paga pelo governo boliviano pela expropriação da subsidiária Transportadora de Eletricidade (TDE). A reunião entre José Folgado e as autoridades está marcada para segunda-feira (7/5).O ministro de Hidrocarbonetos e Energia da Bolívia, Juan Sosa, indicou que a reunião amanhã será a primeira de uma série. No último dia 1;, o presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou a nacionalização da empresa e gerou reações na Espanha.
A medida de Morales foi anunciada logo depois de a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, expropriar a petrolífera YPF, administrada pela espanhola Repsol. Assim como Cristina Kirchner, Morales argumentou que a empresa expropriada não investia de forma adequada em seu país.
Depois de ter anunciado a nacionalização da TDE, o governo da Bolívia divulgou a contratação de uma empresa independente para fazer um estudo de avaliação sobre o valor adequado para o pagamento da indenização.